Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Festival de Micrometragem _ CELUCINE

 

Festival Cel.U.Cine chega a sua quinta edição com novo formato

 

Estão abertas as inscrições até ao dia 04 de novembro as inscrições para o Festival Cel.U.Cine.

O festival de micrometragens chega a sua quinta edição. Pela primeira vez serão premiadas quatro categorias com tema livre: documentário, ficção, animação e música, e vai também conceder um prêmio especial oferecido pelo parceiro do projeto, a Riofilme. 

 

Este novo formato dá um caráter mais independente ao festival. “Desde 2008, quando foi criado, o Cel.U.Cine era dividido em etapas temáticas e uma final que aconteciam durante os diferentes festivais de cinema. Mas nesses quatro anos ele se consolidou e ganhou força para seguir sozinho, com calendário próprio”,  explica o diretor do festival Marco Altberg.

 

Outra novidade na programação deste ano é a criação do Fórum Cel.U.Cine Transmídia, agregando ao festival  uma plataforma de discussão sobre os conteúdos audiovisuais para múltiplos meios.  Entre os dias 22 e 24 de outubro, serão realizadas no Oi Futuro Ipanema, palestras e oficinas de produção de filmes com profissionais da área de storytelling e transmídia, abertas ao público. O objetivo é promover a reflexão sobre a convergência e possibilidade de formatos midiáticos, envolvendo especialistas e estudantes do setor audiovisual.

 

“O Cel.U.Cine foi criado para estimular a produção de micrometragens, descobrir novos talentos, promover a difusão de conteúdos audiovisuais e provocar uma reflexão sobre as novas mídias e o papel do celular como plataforma transmidiática”, define Carla Esmeralda, a coordenadora do Fórum.

 

O Cel.U.Cine é realizado pela Associação Revista do Cinema Brasileiro em parceria com o Oi Futuro. Conta com patrocínio da Oi e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, e apoio da RioFilme e do Canal Brasil. 

 

INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

 

Assim como na edição anterior, as inscrições serão estendidas aos países de língua portuguesa. Podem se inscrever filmes com duração de trinta segundos a três minutos, produzidos em qualquer plataforma digital, incluindo os aparelhos celulares, formato ao qual o Festival se propõe.  A meta para esta edição, segundo os realizadores, é atingir até 500 inscrições.

 

Na segunda quinzena de outubro, o festival irá escolher cinco vídeos de cada categoria, que serão enviados aos jurados oficiais, composto por profissionais de renome do setor audiovisual. Os filmes finalistas serão exibidos em um programa especial veiculado no Canal Brasil, na Oi TV e outras parceiras. A cerimônia de premiação será realizada dia 12 de dezembro, no Oi Futuro Flamengo.

 

O regulamento completo está disponível no site www.celucine.com.br